sábado, 23 de outubro de 2010

Paradesportivos

Hoje pela manhã ao sair de casa para ir à escola me deparei com um jovem. Olhos claros, olheiras bem acentuadas, cabelos loiros - loiríssimos -, lábios pálidos e um tom de pele um tanto quanto "sem sal", no entanto, levava consigo uma feição de alegria e satisfação. Não era tão bonito assim, sua beleza não me atraiu.
Vestia a camisa de algum time, aparentemente de futebol, desse jogos internos que há em todos os lugares.
Um senhor o acompanhava, conversavam alto, não pude conter e sem querer - ou não - ouvi a conversa.
A principio não gostei do que ouvi, pois o jovem parecia esnobar-se por algo que, para mim era relevante, mas continuei atenta.
Dizia que havia ganhado os jogos de 4x1 e 7x1, que havia feito um gol apesar de ser goleiro, e agora era só comemorar no almoço que eles haviam ganhado. Questionava apenas o fato de não poder ficar com o troféu.
O senhor concordava com tudo e tentava ao máximo enaltecer o garoto. Já estava ficando até cansativo.
Ele insistia em falar do tal gol que tinha feito, o senhor para continuar o assunto, que para o jovem parecia de extrema importância, pergunta:
- Como você fez o gol se era goleiro?
O jovem, com um belo sorriso responde:
- Chutaram a bola para o gol e eu a agarrei, segurei-a bem firme para que não escapasse. Tentei olhar para alguém que desse para jogar, não encontrei. Então joguei em direção ao gol, sem acreditar muito. Foi quando a bola bateu no goleiro e entrou. O goleiro é deficiente, não conseguiu pegá-la.
Ao ouvir isso comecei a observá-lo, os mínimos detalhes.
Tratava de um amistoso de "PARADESPORTIVOS", assim estava na sua camisa.
O que mais me chamou atenção foi a felicidade que este jovem estava por ter se tornado CAMPEÃO do jogo, talvez para qualquer outra pessoa seria apenas um jogo, mas para ele não, não nas condições na qual ele vive.
Ele era deficiente. E foi exatamente assim que eu me senti.
Por um minuto me deixei levar pelo que meu ouvido ouvia e o olhos viam, não por maldade ou coisa do tipo, mas deixei.
Definitivamente, sua beleza não me atraiu, mas esse jovem mudou meu dia.